quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A TRADIÇÃO DIVINA DA CÚPULA DE CRISTAL


MERCABAH, "símbolo do reino do Messias e de sua potência na Terra"

A Ciência da Mercabah é, pois, tradição e profecia no mais alto grau, e ela anuncia as Novas Coisas vindouras na "consumação dos tempos", prenunciando a nova mandala cósmica. Tal como a Jerusalém celeste da profecia joanina, a Mercabah também envolve dois níveis. Os Pequenos Hahalot ("Palácios") referem-se aos Mistérios Menores destinados à humanidade, contemplados pela tradição Tetralucis (é o nível inferior da Mercabah, esfera de manvantara ou samsara); enquanto que os Grandes Hahalot referem-se aos Mistérios Maiores destinados à hierarquia, presentes na tradição da Cúpula de Cristal (nível superior da Mercabah, esfera de pralaya ou nirvana).

Por isto a Ciência da Mercabah representa a expressão maior da Unidade dos Mistérios, simbolizados pelo Cálice (Graal) e a Espada (Excalibur) na tradição celta, ou pelo lótus (padma) e a jóia (mani) na tradição budista –daí ser o Selo de Salomão (ou a "Estrela da Sabedoria") um dos emblemas sintéticos da Mercabah.

Além da tradição Tetralucis, que sucede hoje à tradição Trismegisto, surge assim uma revelação cósmica destinada à Hierarquia e à futura Terra Crística, no momento em que o planeta passa a ascender definidamente para esferas superiores às da condição humana, uma vez consumada esta evolução humana e quaternária.

A Tradição da Cúpula de Cristal representa a revelação destinada àqueles que suplantarão a condição humana, seguindo os rumos futuros do planeta Terra como Estrela de Luz. Com a chegada de uma nova Hierarquia -a Quarta Dinastia sagrada de Shambala-, especialmente com o advento do Messias cósmico, Metatron, surge no mundo a mais resplandecente Revelação, na forma da Tradição divina da Cúpula de Cristal, a ciência da Mercabah desdobrada e aplicada em todos os seus matizes luminosos e angelicais.

A Cúpula de Cristal é a grande Revelação espiritual outorgada à Quarta Raça sagrada da Terra e, especialmente, à sua hierarquia reitora, sob as quais teremos a consumação de todas as coisas. É a dádiva da Quarta Dinastia de Adeptos aos filhos da Sexta Raça-Raiz, com a qual se inicia um novo grande ciclo cósmico.

As portas de um ciclo cósmico devem ser abertas com uma chave cósmica, e esta é a gloriosa Chave Cromática da Cúpula de Cristal e seus mistérios. A cor e o som serão profundamente observados e criteriosamente empregados. O desenvolvimento atual, ainda que decorra em linhas muitas vezes caóticas, mostrará pela dor a importância do som e da cor da sociedade.
A Chave Cromática da Cúpula de Cristal

Alice A. Bailey registra algumas profecias do Tibetano sobre o futuro emprego do som e da cor na civilização: "A música será grandemente empregada na construção e, dentro de cem anos, será uma característica em certo trabalho de natureza construtiva. O ensino de religião no mundo e o inculcar da virtude serão igualmente revelados em termos de cor. As pessoas serão, finalmente, agrupadas sob a cor de seu raio. A ciência dos números, sendo na realidade a ciência da cor e do som, mudará, de certa maneira, sua fraseologia, e as cores substituirão, por fim, as figuras." (Cartas Sobre Meditação Ocultista, pg. 249 ed. ing.)

Ainda que os símbolos tendam a dar lugar à cor reveladora, a forma não será de todo "proscrita", até porque a energia também gera formas. Por isto toda a ênfase será posta na forma da energia, e não na energia da forma como tem sido.

Estes mistérios partem dos arcanos da Quarta Raça Sagrada e incluem os Grandes Mistérios do novo Ciclo Maior. A Tradição Tetralucis traz os códigos de Eternidade para a raça humana e permite a consumação do plano terreno. Já a Cúpula de Cristal representa a nova Tradição de Sabedoria Cósmica que traz os códigos de Infinitude para a Terra crística. Chega uma nova época para a humanidade, e a luz deve ser implantada da forma mais plena, para que uma nova civilização sirva de veículo para as virtudes necessárias à elevação do planeta.

Com a passagem do Quarto Ciclo Cósmico, os perigos para o planeta terão sido superados. As crises entre matéria e espírito que caracterizam esta Ronda estarão ultrapassadas. A humanidade iniciará a transitar decididamente no plano espiritual, empregando a matéria para as suas conquistas sutis, tal como é o verdadeiro plano do Criador. A Quinta Onda Cósmica será espiritualidade e conhecimento real das energias universais, à disposição dos homens para evoluir na direção da luz. A Tradição da Cúpula de Cristal representa esta nova Síntese.

A Cúpula de Cristal é uma revelação universal. A História mostra que estamos numa época de universalismo. Mas ser universal não é apenas reunir gatos num mesmo balaio. Pode-se ser universal sustentando uma Verdade rica e útil para todos. Mas também, certamente, é preciso saber valorizar aquilo que cada um tem de verdadeiro. Um espírito aberto inevitavelmente conduzirá a algo novo. Ainda assim, a novidade não deve ser desvinculada do passado, porque senão seria como uma árvore sem raízes.

Renovar o mundo é o que se exige, mas sem desprezar as antigas verdades que servem como solo firme para o futuro. Sob a luz prismática da Cúpula de Cristal todas as tradições são renovadas. Xamanismo, Budismo, Hinduísmo, Cristianismo, Islamismo, Maçonaria... há lugar para todos.

Os Mestres da Cúpula de Cristal falam a linguagem dos anjos. É a linguagem cromática das harmonias celestes que surge soberana sobre os fundamentos solidamente estabelecidos na Terra. Trata de cores, formas e vibrações que expressam a essência mais sutil do mundo. As cores e as formas possuem grande poder indutor, ultrapassando os conceitos mentais (sem pretender excluí-los) em sua capacidade de sugestão. Atuam diretamente na psique, quase como a música. É a fórmula adequada à nova humanidade e particularmente na nova Hierarquia, que deve assimilar os valores e a energias mais sutis.

O "Brilhante" ou o reluzente ba-guá da Cúpula de Cristal

É chegada a hora da humanidade incorporar esta dimensão, o que certamente irá acontecer a nível de Hierarquia. Os novos Mestres se caracterizam pela Sexta Iniciação, relacionando-se diretamente ao plano angelical. Por isto, a nova Tradição de Sabedoria, que é um acervo puramente espiritual, se apresenta desta forma sutil, translúcida e luminosa. Esta é a Tradição dos Mestres da Liberdade Total.

A Pirâmide é um símbolo da Cultura Sagrada. Representa a síntese das energias e o poder sobre o caos. É o poder da alquimia sobre a matéria-prima original. Mas esta matéria deve estar antes em estado de equilíbrio. E tal coisa apenas se encontra no meio-do-mundo, ali onde os quatro elementos, em harmonia, dão naturalmente lugar à Quintessência, resultando em aspiração pelo sagrado...

O mundo em questão é o Novo Mundo, síntese das antigas raças, buscando uma nova Humanidade. Esta Pirâmide paira sobre o oceano verde dos pampas. E ela se encontra sob o arco-íris da História.

A nova estrutura é uma Pirâmide de Fogo. Para iluminar os caminhos de luz da nova humanidade. E a pirâmide da Mercabah também está inscrita no horóscopo divino de Metatron, assim como as harmonias dos dharmas pela unidade dos opostos.


A Pirâmide Cósmica da Cúpula de Cristal

A Cúpula de Cristal representa, também, uma prática espiritual. Na "Ioga do Trono" o indivíduo atua como o receptáculo de uma energia superior, de ordem hierárquica. Mas para isto, é necessário antes "configurar o trono" através das iniciações básicas, empregando os recursos da Tradição Tetralucis, que está na sua raiz. Isto significa que, antes de se pretender atuar a nível de Hierarquia, é preciso cumprir com todos os preceitos da Humanidade, como é o caso da Iniciação dos Quatro Elementos que constituem o Plano evolutivo humano. A Cúpula de Cristal se ergue sobre as quatro pirâmides raciais que são os Pilares do mundo.

A raça verbal/racional atual será substituída pela raça intuitiva/sensitiva futura. Nesta raça não haverão tantos equívocos e mal-entendidos, pois será mais difícil se iludir quando tratamos diretamente com energias. Conceitos podem ser enganosos e até falseados, mas com energias puras é mais difícil o engodo. Afinal, ao lado do Cetro Adamantino de Iniciação, uma das sólidas bases da Tradição Cúpula de Cristal é a Cadeira de Fogo que prova os candidatos à posse do Santo Graal.

A Mandala Prismática

A Mercabah é pois a reunião de duas Tradições de Sabedoria, a humana e a hierárquica, no momento em que os reinos se encontram plenificados e integrados, resultando na maravilhosa imagem da Carruagem de Fogo que representa, a um só tempo, o ascenso da matéria e o descenso do divino; que leva os homens ao céus e traz os mestres à terra, que conduz a humanidade para a eternidade e a hierarquia para o infinito, permitindo, enfim o matrimônio cósmico do qual Metatron é o divino Rebento e Testemunho maior. A nova civilização mundial será por isto a cultura da Mercabah.

A Mercabah é a consagração de Metatron como artíficie consumado de Deus. É a refulgente obra-prima de arquitetura sagrada, sinal visível de Deus na Terra, símbolo máximo da sabedoria e da ciência espiritual, uma pirâmide viva, belíssima e notável, a visão dos Profetas sobre a máxima revelação divina.

A Mercabah reúne os mistérios raciais aos mistérios cósmicos, é o símbolo da Profecia Maior da Jerusalém celeste em seus dois níveis anunciados, a chegada do novo esperado sobre a base do antigo plenificado, na imagem da Terra divinizada.

A Cúpula do Cristal é o fruto da ascensão da Terra e da Hierarquia, em termos reais e definitivos, para além das esferas sistêmicas. A Mercabah é a Nave cósmica que conduz a Terra para um novo patamar de glória. E é o Memorial da Luz que anuncia a presença do Profeta supremo de Deus na Terra, na suma revelação dos mistérios divinos e na manifestação sensível da síntese de toda a ciência sagrada, é, enfim, a coroa refulgente da sabedoria dos homens, dos anjos e dos deuses.

Fonte: Editora-Livraria